Proteja o seu motor
Cardiologia
Sobre
Sendo as doenças cardiovasculares a principal causa de morte e de incapacidade no nosso país, a sua prevenção e rápido diagnóstico e tratamento assume-se da maior importância.
O aparecimento de fadiga, falta de ar, dor no peito, tonturas, desmaios e sensação de batimento cardíaco anormal, devem alertar para a possibilidade de doença cardíaca e aconselham a procurar o especialista.
Além da consulta de Cardiologia, os exames de diagnóstico são uma ajuda preciosa na identificação das doenças cardíacas e monitorização do seu tratamento.
Exames da especialidade
O Hospital da Misericórdia tem ao dispor exames não invasivos que permitem o diagnóstico da grande maioria das doenças cardíacas.
Torna-se mais simples o entendimento destes exames se considerarmos o coração o “motor” do nosso corpo:
Ecocardiograma Modo M+D Bidimensional com Doppler
Permite a visualização do motor em movimento: o músculo cardíaco com as suas 4 cavidades (aurículas e ventrículos), as válvulas, as veias que fazem chegar o sangue ao coração e as artérias que o transportam para todos os órgãos.
Electrocardiograma com Prova de Esforço
Há doenças que só se manifestam quando o “motor aumenta a sua rotação”. Entre essas está uma das mais frequentes: a doença das artérias coronárias. Estas transportam o sangue “combustível” ao músculo cardíaco. Ao longo dos anos vão ficando progressivamente obstruídas (aterosclerose) levando ao aparecimento de dor no peito com o esforço: “angina de peito – obstrução incompleta” que irá progredir para o enfarte do miocárdio: “dor em repouso – obstrução completa”.
Electrocardiograma Simples e o Holter (pequeno aparelho que acompanha o doente habitualmente 24 horas):
Estes exames estudam o sistema elétrico do motor: O músculo cardíaco tem de contrair para bombear o sangue e para isso tem de receber um impulso elétrico. Assim o coração tem um conjunto de células capaz de gerar uma pequena corrente elétrica “bateria” que o irá ativar em impulsos mais rápidos ou mais lentos, em função das necessidades do organismo. A perturbação desta atividade leva ao aparecimento de arritmias.
MAPA (monitorização ambulatória da pressão arterial)
A hipertensão arterial é uma das principais causas das doenças cardiovasculares.
No caso do coração, obriga o músculo a fazer mais esforço para bombear o sangue, provocando a sua dilatação progressiva e consequente enfraquecimento (insuficiência cardíaca). Ao nível das artérias, leva ao seu desgaste prematuro com obstrução ou, mais raramente, rutura.
Este exame consiste num aparelho que acompanha o doente 24 horas e mede de forma automática a pressão arterial. É fundamental no diagnóstico da hipertensão, pois permite validar as medições tradicionais “ansiedade momentânea e falsa hipertensão” e ajuda na avaliação da eficácia dos diferentes medicamentos.
Albino Luís dos Santos, Dr
Corpo Clínico
Albino Luís dos Santos
Albino Luís dos Santos, Dr
-
Especialidade
Cardiologia
-
Área de Diferenciação
Cardiologia no apoio à cirurgia cardíaca
Ecocardiografia transtorácica e transesofágica
-
Formação académica
Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina de Universidade do Porto (1990)
Internato geral no Hospital de S. João, Porto e Centro de Saúde de Modivas, Vila do Conde (1992)
Internato médico de Cardiologia no Centro Hospitalar de S. João, Porto (1998)
-
Atividade profissional
Assistente hospitalar de Cardiologia no serviço de Cirurgia Torácica, Centro Hospitalar de São João, Porto (março 1998 – outubro 2012, altura em que passou a assistente hospitalar graduado)
Cardiologista colaborador na Clínica GAER/Porto, atualmente Grupo Unilabs, desde outubro 2001
Responsável pelo serviço de Cardiologia do Hospital da Misericórdia Vila do Conde, desde outubro 2001
-
Atividade académica
Colaboração na formação de alunos da Faculdade de Medicina do Porto
Colaboração na formação dos internos da especialidade de Cardiologia durante o estágio na valência de Cirurgia Torácica.