com a visão
Oftalmologia
Sobre
A Oftalmologia é uma especialidade médica que estuda e trata as doenças relacionadas com a visão, com os olhos e com os anexos oculares.
A Oftalmologia tem várias subespecialidades, entre elas a Oftalmologia pediátrica e estrabismo, o glaucoma, a retina, a córnea, a cirurgia refrativa, as doenças das vias lacrimais e oculoplástica, entre outras. Na nossa unidade poderá encontrar os profissionais mais diferenciados em todas as subespecialidades da oftalmologia e assim obter um parecer médico altamente especializado.
Todo o nosso trabalho está direcionado para lhe prestar cuidados oftalmológicos de excelência, com meios complementares de diagnóstico atualizados e com tratamentos de vanguarda para as diferentes patologias oculares, procurando obter sempre os melhores resultados.
Quando Recorrer
O médico oftalmologista é o único profissional completamente habilitado a realizar a avaliação, diagnóstico e tratamento das doenças que afetam a visão e os olhos.
Assim, sempre que sentir alterações na sua visão ou que apresentar alguma alteração nos seus olhos e/ou pálpebras, deverá ser observado por um médico oftalmologista.
Mesmo quando não apresenta nenhuma queixa de visão, é recomendada uma avaliação regular pelo seu médico oftalmologista, pois a prevenção e o diagnóstico correto e atempado de muitas das doenças dos olhos e da visão está associado a melhores resultados.
Deverá recorrer à consulta de oftalmologia para o diagnóstico e tratamento das seguintes condições:
- Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo, Presbiopia;
- Cataratas;
- Olhos secos;
- Queratocone e outras doenças da córnea;
- Glaucoma;
- Paramiloidose;
- Doenças da retina (retinopatia diabética, degenerescência macular da idade, descolamento de retina,...);
- Alterações das pálpebras e/ou das vias lacrimais;
- Avaliação da visão em bebés e crianças;
- Estrabismo.
Com urgência
Sintomas de instalação abrupta nomeadamente:
- Olho vermelho;
- Perda súbita de visão;
- Aparecimento de sombras e/ou flashes;
- Dor intensa;
- Fotofobia;
- Moscas volantes;
- Distorção da visão;
- Traumatismos diretos …
Exames da Especialidade
Conforme as situações, temos ao seu dispor várias técnicas de diagnóstico no âmbito desta especialidade, nomeadamente:
- Biometria ótica e ultrassónica;
- Topografia de córnea;
- Microscopia especular;
- O.C.T. (tomografia de coerência ótica);
- Campos visuais computorizados;
- Angiografia digitalizada;
- Retinografia;
- Tratamentos de ortóptica.
Serviços Disponíveis
Dispomos de serviços para tratamento médico-cirúrgico nas seguintes situações:
Nos casos em que a pessoa procure obter a independência dos óculos e / ou lentes de contacto, temos ao dispor as técnicas laser e cirúrgicas mais avançadas disponíveis atualmente.
Dependendo de cada caso em concreto, e após uma avaliação criteriosa e altamente individualizada, propomos a solução mais adequada a cada caso.
Temos uma vasta experiência com o Laser EXCIMER, (técnica LASIK e PRK) e com a implantação de lentes intraoculares. De forma segura e com alta precisão de resultados, os nossos utentes obtêm uma elevada liberdade visual. A correção ocorre de forma rápida, sem dor e sem necessidade de hospitalização.
A cirurgia da catarata com facoemulsificação por microincisão permite substituir o cristalino (catarata) por uma lente intraocular monofocal ou multifocal, caso o objetivo seja a independência de óculos para todas as distâncias. É realizada com anestesia local (indolor) e sem necessidade de internamento. A recuperação da visão surge poucas horas depois da intervenção.
Olho seco, Queratocone e outras doenças da córnea
A nossa unidade conta com especialistas dedicados às doenças da córnea e da superfície ocular, que lhe poderão proporcionar as melhores soluções terapêuticas para estas patologias, as quais são cada vez mais frequentes na atualidade.
Destaca-se a possibilidade de acesso aos seguintes tratamentos cirúrgicos, quando a situação clínica o justifica: implantação de anéis corneanos, crosslinking, transplantes de córnea.
Possuímos uma unidade especializada no diagnóstico e tratamento do glaucoma, com controlo informatizado da evolução da doença (OCT e campos visuais computorizados). Efetuamos tratamento médico e cirúrgico adequados a cada utente.
Este serviço proporciona técnicas de diagnóstico atualizadas: OCT-Tomografia de Coerência Óptica e angiografia fluoresceínica digitalizada.
Tratamento LASER; injeções intravítreas; terapêutica fotodinâmica para as doenças da retina mais frequentes: retinopatia diabética, DMI (degenerescência macular da idade), oclusões vasculares da retina (tromboses), coriorretinopatia miópica.
O descolamento de retina provoca geralmente uma diminuição súbita da visão e/ou do campo visual, e deve ser tratado cirurgicamente de forma atempada. O aparecimento de “moscas volantes” ou flashes de luzes, pode ser o primeiro sintoma de patologia retiniana precursora de descolamento de retina.
Efetuamos laser em pequenos defeitos retinianos e realizamos vitrectomia microincisional na cirurgia de reparação de descolamento de retina, na remoção de membranas epi-retininanas, no tratamento de buracos maculares e na retinopatia diabética proliferativa.
Nesta instituição realizamos a cirurgia de retina com anestesia locoregional em regime de ambulatório.
O traumatismo do olho pode atingir várias estruturas do olho com necessidade de tratamento médico e/ou cirúrgico.
Efetuamos os tratamentos médicos e cirúrgicos necessários de modo a evitar ou minimizar sequelas visuais.
A paramiloidose associa-se a alterações oculares que podem levar à cegueira, nomeadamente o glaucoma e a amiloidose vítrea, se não forem tratadas atempadamente. O transplante hepático não previne a progressão da amiloidose ocular. Assim, todos os doentes com paramiloidose devem ser observados regularmente por um oftalmologista especializado nesta patologia.
Nesta doença especifica, nas situações de glaucoma e opacidade do vítreo, a SCMVC dispõe dos tratamentos médicos e cirúrgicos mais adequados.
As alterações dos tecidos perioculares (pálpebras descaídas, peles, gorduras) podem ter origem congénita (desde o nascimento), traumática, tumoral e associadas ao envelhecimento. Esta região da face é particularmente notória e de muito impacto na relação interpessoal.
A solução para estas patologias está a cargo dos Oftalmologistas cirurgiões oculoplásticos, especialistas diferenciados no tratamento de blefaroplastia, ptose, bolsas de gordura, defeitos traumáticos das pálpebras e tumores.
Nesta unidade temos uma reconhecida experiência também no tratamento das patologias que levam ao lacrimejo (chorar/epífora) permanente do olho, utilizando técnicas de cirurgia clássicas, mas também cirurgias minimamente invasivas com LASER, evitando cortes e cicatrizes.
A avaliação oftalmológica da criança é fundamental para detetar e tratar problemas visuais antes que estes provoquem alterações irreversíveis da visão. Esta avaliação deve começar logo ao nascimento para excluir malformações congénitas. Posteriormente deve ser feito um rastreio aos 2 anos para identificar erros refrativos ou outras alterações que possam provocar ambliopia, ou o chamado "olho preguiçoso". Uma deteção e tratamento atempado, mesmo antes de os pais ou familiares detetarem problemas visuais, previne o "olho preguiçoso". Aos 3-4 anos e antes do primeiro ciclo deve repetir-se o rastreio e as avaliações seguintes vão variar consoante os fatores de risco familiar. A qualquer altura, se houver suspeita de alterações oculares pelos Pais ou Médico Assistente, a criança deve ser avaliada por um Medico Oftalmologista.
José Rui Duarte, Dr
Corpo Clínico
José Rui Duarte
José Rui Duarte, Dr
-
Especialidade
Oftalmologia
-
Área de Diferenciação
Cirurgia Refrativa de Miopia
Hipermetropia e Astigmatismo com LASER (LASIK e PRK) e com Lentes Fáquicas
Cirurgia de Presbiopia (perda de visão para perto) com Implante de Lentes Multifocais
Cirurgia de Cataratas
-
Formação académica
Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina do Porto, em 1993
Grau de Especialista em Oftalmologia no Hospital Geral de Santo de António, em 2002
Pós graduação na Universidade Católica - Gestão e Liderança, em 2011
-
Atividade profissional
Diretor do Serviço de Oftalmologia do Hospital das Forças Armadas do Porto (2002 – 2017)
Responsável do Departamento de Oftalmologia do Hospital da Misericórdia Vila do Conde, desde 2006
-
Atividade académica
Professor da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto, no ano letivo 1993/94
António Friande
António Friande, Dr
José Luís Vieira
José Luís Vieira, Dr
-
Especialidade
Oftalmologia
-
Área de Diferenciação
Retina Médica
-
Formação académica
Licenciatura no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar – Universidade do Porto (1987-1993)
Internato de Especialidade no Serviço de Oftalmologia do Hospital Geral de Santo António
-
Atividade profissional
Hospital Geral de Santo António, Porto
Hospital da Senhora da Oliveira, Guimarães
Hospital Militar Regional nº 1/ Hospital das Forças Armadas – Pólo do Porto
atividade clínica privada
Exerce atividade profissional no Hospital da Misericórdia de Vila do Conde, nas Consultas de Especialidade, Cirurgia e Exames de Diagnóstico Médico, desde Dezembro de 2006.
-
Atividade académica
Professor da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto, no ano letivo 1993/94
Luís Oliveira
Luís Oliveira, Dr
Mariana Seca
Mariana Seca, Dra
-
Especialidade
Oftalmologia
-
Área de Diferenciação
Cirurgia de cristalino/catarata
Oftalmologia pediátrica
-
Formação académica
Licenciatura em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar, Universidade do Porto, em 2008
Grau de Especialista em Oftalmologia, em 2014
-
Atividade profissional
Exerce atividade profissional no Hospital da Misericórdia Vila do Conde, como Oftalmologista em Consultas de Especialidade, desde 2022
Oftalmologista no Centro Hospitalar do Médio Ave, desde 2019
Oftalmologista no Hospital da Prelada, Porto, desde 2014
Oftalmologista no Hospital das Forças Armadas, Pólo do Porto, de 2015 a 2018
Assistente Hospitalar de Oftalmologia no Hospital de Santo António, Porto, de 2014 a 2015
Interna de Formação Específica em Oftalmologia no Hospital de Santo António, Porto, de 2010 a 2013
Interna de Ano Comum no Hospital de Pedro Hispano, Matosinhos, em 2009
Estágio de Cirurgia Vítreo-Retiniana no Instituto de Microcirugia Ocular, Barcelona, Espanha, em 2013
Estágio de Oftalmologia Pediátrica e Estrabismo e Estágio de Oculoplástica no Moorfields Eye Hospital, Londres, Reino Unido, em 2013
-
Atividade académica
Sociedades científicas:
Fellow do European Board of Ophthalmology (FEBO), desde 2014
Miguel Neves
Miguel Neves, Dr
-
Especialidade
Oftalmologia
-
Área de Diferenciação
Miopia, Astigmatismo, Hipermetropia e Presbiopia
Cirurgia Refrativa, Laser, Lentes Multifocais
Cirurgia de Cataratas
Queratocone, Anéis Corneanos, Crosslinking, Transplantes de Córnea
-
Formação académica
2015: Especialidade em Oftalmologia, Hospital de Santo António, Centro Hospitalar Universitário do Porto
2009: Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina, Universidade do Porto
-
Atividade profissional
Médico Oftalmologista no Hospital de Santo António, Centro Hospitalar Universitário do Porto, onde colabora diretamente nas seguintes áreas: Córnea e Superfície Ocular, Cirurgia Refrativa, Cirurgia de Catarata, Unidade de Transplantação de Córnea.
Exerce atividade profissional no Hospital da Misericórdia Vila do Conde, nas Consultas de Especialidade, Cirurgia e Exames de Diagnóstico Médico, desde Junho de 2014.
-
Atividade académica
Apresentação e publicação de diversos trabalhos a nível nacional e internacional
Natália Ferreira
Natália Ferreira, Dra
Ricardo Bastos
Ricardo Bastos, Dr
-
Especialidade
Oftalmologia
-
Área de Diferenciação
Oftalmologia
-
Formação académica
-
Atividade profissional
-
Atividade académica
Sónia Torres Costa
Sónia Torres Costa, Dra
-
Especialidade
Oftalmologia
-
Área de Diferenciação
Retina Médica (retinopatia diabética, doenças vasculares da retina, degenerescência macular da idade)
Inflamação ocular/uveítes
Oftalmologia Geral
Oftalmologia Pediátrica, Rastreio Visual Infantil
Cirurgia Catarata, LASER
-
Formação académica
Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em 2015.
-
Atividade profissional
Exerce atividade profissional no Hospital da Misericórdia Vila do Conde, em Consultas de Especialidade, desde 2022.
Assistente Hospitalar em Oftalmologia no Centro Hospitalar Universitário de São João, Porto, desde 2022.
Internato de Oftalmologia no Centro Hospitalar Universitário de São João, entre 2017-2021.
-
Atividade académica
Autora de várias publicações em revistas nacionais e internacionais, comunicações orais e formato poster em congressos nacionais e internacionais.
Revisora de publicações em várias revistas científicas na área da Oftalmologia.
Membro da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO).
Membro de várias sociedades científicas internacionais como EURETINA (European Society of Retina Specialists), ESCRS (European Society of Cataract and Refractive Surgeons), AAO (American Academy of Ophthalmology), European Board of Ophthalmology (FEBO).
Vasco Pinto Miranda
Vasco Pinto Miranda, Dr
-
Especialidade
Oftalmologia
-
Área de Diferenciação
Oftalmologia Pediátrica e Estrabismo
-
Formação académica
Licenciatura em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (2001-2007)
Internato de Formação Específica de Oftalmologia no Centro Hospitalar Universitário do Porto (2009-2012)
Estágio em Oftalmologia Pediátrica e Estrabismo no Moorfields Eye Hospital (2012) (Londres, Reino Unido)
-
Atividade profissional
Assistente Hospitalar no Centro Hospitalar Universitário do Porto (desde 2012)
Exerce atividade profissional no Hospital da Misericórdia Vila do Conde, nas Consultas de Especialidade, Cirurgia e Exames de Diagnóstico Médico (desde 2013)
Gestor Clínico da Consulta de Oftalmologia do Centro Hospitalar Universitário do Porto (desde 2016)
Promotor Interno da Telessaúde do Centro Hospitalar Universitário do Porto (desde 2021
-
Atividade académica
Assistente da Cadeira de Oftalmologia do Mestrado Integrado de Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) desde 2012